quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Agarrado ao peito!

Hoje lá vai: um tema que dá muita discussão, principalmente entre os 'filhos de chocadeiras' ou para mães que assim o fizeram com suas crias. Procuro até entender a vivência da mulher, como na época de minha vó, que teve seus 12 filhos e um marido que nada lhe ajudava, pelo contrário....nem consigo imaginar como foi cada gestação, cada parto, cada amamentação em meio a tantas dificuldades....
Durante muito tempo, uns 20 anos, a critiquei porque via que não dava devida atenção ao meu pai...não entendia, achava que não o amava.....depois de ter meu filho, entendo e fico triste. Triste por ela, enquanto mãe e mulher, triste pelo meu pai, triste por tantas mulheres que viveram a mesma estória. Triste por mim também que não fui sensível o suficiente para olhar a complexidade dessa estória. Nunca é tarde. Ela morreu, mas sonhei com meu pai (falecido também) que mandava uma mensagem dela, não sei dizer ao certo qual, mas acho que me perdoou. Pensei muito nela depois da maternidade e sentia culpa.
Hoje, Ian com seus quase 5 meses, escuto muitas críticas em relação a como cuido dele. As principais são que eu o estou deixando 'mal acostumado ficando no meu colo'. Nossa como essa dói! Nem consigo imaginar um bebê, que nada sabe desse nosso mundo, sem o colo da sua mãe, sem sentir seu cheiro, escutar seu coração, sem se sentir protegido e amado....uma crueldade. Mal acostumado só se for de amor e carinho. Isso sim!
Se um bebê chora por fome, damos nosso leite, se chora por sono, o fazemos dormir, se chora porque está sujo, trocamos e damos banho e se chora porque quer amor e carinho o certo é darmos nosso amor, nosso colo. Para muitas mães e mulheres não - 'frescura' - já me disseram.... uma pena.
Fico aqui imaginando a dificuldade e ao mesmo tempo a superação que é ser um recém-nascido: estava no aconchego da placenta, ouvindo a mamãe, sendo alimentado por ela, totalmente dependente desse amor, até sua respiração vinha dela e de repente nasce - para uma nova vida, enfrentar obstáculos, conhecer esse mundão e seu primeiro obstáculo é respirar sozinho! Não sabe falar, não sabe de si, só precisa sentir o cheiro da mãe, seu leite, escutar seu coração batendo! Só isso. Uma criança só quer ser amada e nada mais. E ainda tem pessoas que a nomeiam como fazendo 'manha, sem vergonha, espertinha' entre outras. Não devemos esquecer que a criança ainda não sabe a linguagem falada, somente se comunica  por meio da linguagem do seu choro e depois gestos e quem nomeia os comportamentos e sentimentos são os adultos. Que eu saiba adultos é que fazem manha por qualquer coisa, são espertinhos e sem vergonha. 

Meu colo = meu amor. E assim será. "Quanto mais colo hoje, menos necessidade amanhã."

Definição de colo pelo dicionário online:
"Agarrado pelos braços junto ao peito.
 Com muito cuidado ou com muita .proteção."






Um comentário:

  1. Exatamente isso. Lindo! Crianças precisam sim de amor incondicional e respeito pelo que sentem. Ah esse amor incondicional que pais e mães "trocam" por noites inteiras de sono, por bom comportamento, afinal, só pode-se "amar", se a criança fizer o que pai e mãe quiserem ( e isso não chamam frescura né?). Colo =amor, fortalece o vínculo, cria adultos confiantes, com auto estima. Desenvolve áreas neuronais importantes. Por colo incondicional! Por pais menos egoístas! Para um mundo de crianças mais felizes e uma sociedade menos superficial!

    ResponderExcluir