segunda-feira, 14 de outubro de 2013

"A criança que fui", de Saramago

A criança que fui
"Quero é recuperar, saber, reinventar a criança que eu fui. Pode parecer uma coisa um pouco tonta: um senhor nesta idade estar a pensar na criança que foi. Mas eu acho que o pai da pessoa que eu sou é essa criança que eu fui. Há o pai biológico, e a mãe biológica, mas eu diria que o pai espiritual do homem que sou é a criança que fui".  Saramago

Resta-nos agora é resgatarmos a criança que fomos para darmos conta do mãe/pai que seremos. Onde é que está agora aquele infans? Em ti, a todo momento, às vezes gritando, na tentativa de que você o veja, observe, recorde. Esse velho papo de 'esqueça seu passado, bola pra frente, deixa pra trás' é balela de quem não suportaria se enxergar, no mais profundo, suas mazelas e felicidades. Geralmente são as mazelas as mais aterrorizantes de relembrar. E as mais importantes também.
"Se você não quer ter filhos, não tenha" de José Martins Filho. Eu acrescento aí: a criança que nasceria agradeceria!
Quando se tem um filho a vida muda - peralá - essa assertiva não é para todos! Somente para quem se implica no processo tão importante de educar alguém, de amar seu fruto, sua parte. Desde mudanças no cotidiano à mudanças subjetivas...vale a pena para quem deseja descobrir, mas só pra quem deseja! Mas veja, não são mudanças fáceis e se tornam um belo aprendizado.
Depois de 5 meses, eu e meu marido conseguimos assistir 2 filmes completos - olha só, foi uma felicidade! Incrível como depois que nosso filhinho nasceu, as pequenas coisas são tão mais belas, gostosas e prazerosas. Não existe nada na nossa vida, mais gostoso do que olhá-lo dormir, enxergar pela milésima vez cada partezinha do seu corpo, acordar com aquele sorrisinho banguela mais cativante do nosso mundo! É disso que falo, quando digo que tudo muda! 

Esse vídeo, resume tudo que estou vivendo hoje, desde impressões pessoais, vivências com meu marido e filho, às questões sociais de ser pai e mãe:


ps: já havia visto o vídeo da palestra inteira ainda quando estava grávida, mas não consegui achar o vídeo completo agora...uma pena....

Para finalizar: quando digo que TUDO muda depois de ter um filho, é bem isso, olha só, tive que parar 3 vezes de escrever para brincar, dar mamá, colinho, trocar faldas! haha

Nenhum comentário:

Postar um comentário