sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Ditos da infância - planeta criança!

Estou aqui lendo e escrevendo com uma amiga sobre crianças! São tantas estórias e ditos que fico aqui 'milmaravilhada', como Guimarães bem criou. Os ditos das crianças são sininhos de novidades - cada palavra, som, expressão de se dizer, imaginação borbulhante - que saudade de ver e pensar assim. Marília certa vez me disse: "Quando é que vamos aprender a voar, ka? Por que é que, às vezes, desaprendemos a voar?" Muito sábia esse menina- mulher! Uma questão que se pararmos para buscar, vamos longe nesse porquê. Eu respondi: "Quando começamos a deixar a fantasia de lado, acho eu...um dia, minha sobrinha quando tinha 5 anos, me disse: 'karina você pode ser o que quiser'....e eu nunca mais me esqueci....desde então fico testando as várias karinas em mim! Uma aventura atrás da outra. Precisei desse dito, da infância, daquilo que urge na fantasia para me perceber enquanto potência de vida - lá, no alto da magia existe outras em mim e porque não brincar com elas?
Sabe, essa linda menininha, Ana Clara é uma garota pra lá de especial. Com ela aprendi a ver tantas coisas... Acho que nem saberia aqui dizer. De tão imaginário que fica e tanto sentimento envolvido. Ela é dessas meninas que preenchem nossa vidinha aqui. Digo 'vidinha' porque adultos são muito sem graça. Precisam cotidianamente de um toque e retoque de mágica, para viverem bem. Ana tem uma energia de vida e de fantasia que é de molhar os olhos, só de lembrar... Fico tão feliz de a ter conhecido nessa minha existência! Sempre lembro desses ditos que ela exala sobre a vida - as palavras dançam em sua boquinha e as gargalhadas também! Saudades disso...
Tenho pensado nas minhas vivências com as crianças, desde as crianças da família até as crianças que trabalhei - em grupos, nos atendimentos - e até mesmo aquelas que olhei em um ônibus, na rua, no mercado, padaria, praças. Só de olhar já aprendo. Todas dizem um tanto de mim. Isso que é emocionante - vejo um pouco da karina de infância. 

"Cada um de nós se esquecera de seu mesmo e estávamos transvivendo, sobrecrentes, disto: que era o verdadeiro viver? E era bom demais, bonito - o milmaravilhoso - a gente voava, num amor, nas palavras: no que se ouvia dos outros e no próprio falar..." Conto Pirlimpsiquice, João Guimarães Rosa.


Mil gotinhas e gotonas na cabeça, algumas nos olhos e muita risada! A vida também é feita disso - de se molhar e brincar cantando na chuva... com Aninha.


Link do vídeo mais lindo que já vi. Feito e editado pela Ana Clara. 

Um comentário: