quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Pessimismo

Não é que tem dias de? É isso mesmo. As pessoas são engraçadas. Evitam a dor, sempre, tudo bem que isso é biológico, vai, o organismo sempre tenta ficar saudável e evitar o desprazer. Fazíamos isso. Eu disse - FAZÍAMOS. Pretérito.
Alguns conselhos: calma, tenha paciência, é só uma fase e vai passar. E quem disse que quem ouve isso já não sabe? Precisamos ( sim, na primeira pessoa do plural, pois são várias karinas dentro de mim) de quem somente escute, acolha. Não quero palavras de auto-ajuda para me sentir mais deprimida ainda. Não preciso disso, aliás se precisasse estaria ganhando rios de dinheiro escrevendo esses livrinhos (diminutivo mesmo). E sabe por que eles vendem muito? Porque as pessoas evitam o desprazer, o desconforto psíquico. Vamos comprar pílulas "anti-depressivas" por hj? Vamos encher a cara, cheirar pra ficar no grau ou fumar um baseado pra relaxar?
Depois eu é que sou "pessimista" e covarde por chorar quando dói, ou por ficar desiludida em alguns momentos?
O pessimismo, meus queridos é essencial para vivermos nossas frustrações da vida de adulto.

"Que dias há que na alma me tem posto
 um não sei quê, que nasce não sei onde,
 vem não sei como e dói não sei porquê."  Camões


2 comentários:

  1. Quando abri meu próprio canto cibernético, deparei-me com umas palavras tais cheias de carinhos... por uma imagem, por uma lembrança. E agora, passeando por estes lado de cá, deparo-me com este texto. E não posso deixar de então fizer que faço minhas suas palavras - sussuros.

    Pessimismo é essencial, ambivalência também! =)
    bjs

    ResponderExcluir